Foi conduzido um estudo acústico para avaliar os níveis de ruído gerados pela planta industrial da Café Iguaçu, integrante do Grupo 3corações, localizada em Cornélio Procópio/PR.
As medições foram realizadas em seis pontos, com destaque para os registros nas proximidades de ventiladores industriais e chaminés. Os dados apontaram níveis globais de pressão sonora de até 87 dB(A) no terraço e 76,4 dB(A) no solo durante eventos de exaustão de gases — cerca de 10 dB acima dos níveis normais de operação.
A análise espectral em bandas de 1/3 de oitava revelou que as maiores contribuições acústicas estão concentradas nas faixas de 250 a 4000 Hz, com presença relevante de componentes tonais. O levantamento também indicou que os principais pontos de emissão estão associados aos ventiladores instalados no terraço e às exaustões das chaminés.
Como resultado, foram recomendadas duas ações principais de mitigação:
- Construção de barreiras acústicas ao redor dos ventiladores no terraço, com materiais adequados para contenção do campo sonoro direto;
- Instalação de silenciadores nas chaminés, com foco nos eventos de exaustão, para reduzir a propagação do ruído em área externa.
Essas intervenções permitirão à empresa alinhar sua operação com os princípios de controle ambiental e bem-estar da vizinhança, em conformidade com os critérios da NBR 10151:2019.