A igreja Congregação Cristã no Brasil, sede central da cidade de Sorocaba/SP, apresentava desde sua fundação na década de 80 sérios problemas de qualidade sonora. Sua arquitetura com forro em curva e praticamente nenhum material absortivo fazia com que a reverberação fosse extremamente elevada, reduzindo assim a inteligibilidade da fala e clareza da música. Para realização do projeto acústico foram feitas medições pelo método de ruído interrompido (ISO 3382 – 1) conforme mostrado no vídeo 1.
Vídeo 1 – Medições acústicas realizadas para realização do projeto acústico.
Através das medições realizadas constatou-se um problema acústico grave na igreja. O TR da igreja estava próximo dos 5.5 segundos para frequência de 500 Hz. O TR ótimo para este ambiente segundo a norma NBR 12179 seria em torno de 1.65 segundos. Assim através de um modelo matemático chegou-se a solução de realizar a substituição do forro de gesso por um forro híbrido sendo constituído em parte por um forro metálico microperfurado (Garbe Metalfort) e um forro de fibra vegetal (Garbe Forrofort) conforme mostrado na Figura 1. Também foi especificado um revestimento adicional na testeira para ajuste do TR na nave da igreja.
Figura 1 – Forro de gesso (antes) e forro acústico (depois).
Na Figura 2 é mostrado o gráfico do tempo de reverberação (TR) antes e depois da execução do projeto acústico bem como o resultado estimado pelo modelo matemático.
Figura 2 – Comparação entre o TR antes, depois e estimado.
Tais resultados foram corrigidos para uma ocupação de 30% no ambiente. Como é observado o resultado obtido ficou muito próximo do estimado acima da frequência de 250 Hz. Abaixo de 250 Hz houve uma distorção nos resultados, mas ainda assim o resultado obtido superou as expectativas de projeto. No vídeo 2 percebe-se de forma clara a redução do TR quando comparado a igreja antes da execução do projeto acústico.
Vídeo 2 – Medições acústicas realizadas após a execução do projeto acústico.
Outro resultado desejável em igrejas é uma inteligibilidade da fala (IF) elevada. Um ambiente com inteligibilidade acima de 75% é considerado excelente. O resultado de IF obtido para este ambiente pode ser observado na Figura 3.
Figura 3 – Comparação entre a IF antes, depois e estimada.
Como observa-se na Figura 3 a IF obtida ficou acima dos 80% superando as expectativas de projeto.
#Condicionamentoacústico #Tratamentoacústico #Inteligibilidadedafala #Auralização #NBR12179 #ISO3382 #Igrejas #CCB